As análises dos materiais de acabamento possibilitaram a construtora alterar a especificação dos vidros da fachada, reduzindo custo e garantindo e ENCE nível A de eficiência energética.
A Creato, em parceria com a Calebe Design, foram contratadas para adequação e incorporação de novas funcionalidades à plataforma ProjetEEE- Projetando Edificações Energeticamente Eficientes.
A Creato foi contratada para realizar o Plano de Gestão da Sustentabilidade da edificação, um edifício construído em 1974 e que já passou por diversas reformas.
Para o projeto Casa Onda, em processo de certificação, a Creato realizou estudos termo energéticos, realizados por simulação computacional, para comprovação do desempenho e documentação técnica junto ao GBC Brasil, dos respectivos pré-requisitos e créditos:
Localizada em Nova Lima/MG a residência apresenta tecnologias capazes de gerar menor consumo de energia e água e maior conforto térmico, a partir de adoção de estratégias bioclimáticas adequadas ao local de implantação.
O projeto Casa Nova Lima, ainda na fase de planejamento, incorporou soluções bioclimáticas, que resultaram, além de comprovada economia de energia e de água, em um ambiente saudável, agradável e com conforto térmico nas distintas estações do ano.
O diagnóstico para atendimento da certificação LEED Leadership in Energy and Environmental do projeto Galpão LOG Macaé visou sistematizar os resultados dos estudos e análises dos aspectos críticos e das oportunidades para a implantação da certificação.
A Creato identificou o potencial de certificação do empreendimento e o nível de sustentabilidade do projeto arquitetônico, gerando diretrizes para a melhoria do seu desempenho e para atingir a meta do Selo Casa Azul, da CEF, Nível Prata.
Há quem aceite o desafio de incluir requisitos de sustentabilidade em edificações de baixo custo, como as do programa Minha Casa Minha Vida. É o caso do Ville Barcelona, primeiro empreendimento certificado pelo Selo Casa Azul, concedido pela Caixa Econômica Federal.