O Programa Brasileiro de Etiquetagem atua também nas edificações por meio do PBE Edifica, sendo os OIAs - Organismos de Inspeção Acreditados pelo INMETRO - responsáveis pela avaliação da conformidade da eficiência energética dos projetos e edificações construídas.
Etiquetagem de Eficiência Energética de Edificações
O processo de etiquetagem de edificações no Brasil ocorre de forma distinta para edifícios comerciais, de serviços, públicos e para edifícios residenciais.
A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE)
A ENCE pode ser concedida em dois momentos: na fase de projeto e após a construção do edifício, tanto para edifícios novos quanto para o Retrofit. O projeto pode ser avaliado conforme o método prescritivo ou por simulação computacional, ao passo que o edifício construído deve ser avaliado por meio de inspeção in loco.
Nos edifícios comerciais, de serviços e públicos são avaliados três sistemas:
Envoltória (obrigatório);
Iluminação;
Condicionamento de ar.
Há diferentes tipologias e a ENCE pode ser concedida de forma parcial, desde que sempre contemple a avaliação da envoltória.
Nos edifícios residenciais são avaliados:
Envoltória;
Sistema de aquecimento de água;
Sistemas presentes nas áreas comuns dos edifícios multifamiliares, como iluminação, elevadores, bombas centrífugas, etc.
Conheça projetos e edificações que conquistaram os Selos e Certificações de Eficiência Energética e Sustentabilidade Ambiental